COMO MEDITAR COM CRIANÇAS?

 

Quem disse que é difícil fazer meditação com crianças? Na verdade pode ser até muito simples, e elas normalmente adoram “brincar ao meditador”. E até pode ser um tempo bem passado entre adultos e os seus guruzinhos. Para mais tarde recordar. Por Georgiana Leclery. Ilustrado por Joana Rosa.

1

Fecha os olhos com muita força, como se o sol estivesse a brilhar mesmo em cima de ti. Aperta agora com força o maxilar, a boca e os lábios e contrai todos os músculos da cara.

2

Agora EXPIRA e larga toda a força que tens estado a fazer. Repara nas sensações no teu rosto.

barbas

3

Aperta as mãos e os braços com muita força. O que estás a sentir? Como estão os teus músculos? Quando estás a fazer força nas mãos e nos braços, ao mesmo tempo, reparastes que estás a prender a respiração?

4

Agora EXPIRA e solta todo o ar, profunda e suavemente, deixando qualquer tensão e força que estavas a fazer ir embora, relaxando os músculos dos braços e das mãos. Observa agora o que sentes.

5

Agora que as tuas mãos e os teus braços estão relaxados, encolhe a barriga toda para dentro por alguns momentos, até que ela esteja completamente lisa e dura como uma tábua. Agora EXPIRA e nota como a barriga relaxa.

Fica alguns momentos só a notar o ritmo da tua respiração. INSPIRANDO notas a barriga a crescer e a subir, a pele a esticar como se tivesse um balão lá dentro e quando EXPIRAS o corpo relaxa.

barriga

6

Como estão as tuas pernas neste momento? Podes contraí-las e apertar os dedos dos pés, os joelhos, os músculos da parte de cima das pernas. Observa o que estás a sentir.

Agora EXPIRA profundamente, soltando toda a tensão das pernas, dos joelhos e dos dedos dos pés.

7

INSPIRA… EXPIRA… e OBSERVA como as pernas estão mais relaxadas.

Deixa-te ficar deitado por mais alguns instantes porque ainda não está na hora de fazeres alguma coisa. Quando ouvires o som da taça tocar 3 vezes, podes começar a mexer-te muito lentamente e sem nenhuma pressa.

123

Parabéns! Acabaste de meditar.

Agora, sempre que quiseres, podes ouvir este exercício. Aqui tens uma versão áudio da prática, orientada pela Georgiana.

 

Este artigo foi publicado na revista mindmatters magazine 

 

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