A melhor estratégia para lidar com o stress depende da pessoa

Por Neil Petersen
in PsychCentral | 5 de outubro de 2016  ver artigo original
As pessoas costumam, no geral, encontrar diferentes formas de lidar com eventos causadores de stress, sendo que algumas usam-nas mais e melhor do que outras. Três estratégias de modelação da resposta emocional capazes de nos ajudar a manter uma perspectiva de vida ao longo dos seus altos e baixos têm vindo a ser estudadas:

Mindfulness: estar plenamente consciente do momento presente;
Reinterpretação dos acontecimentos: encontrar formas de reinterpretar eventos negativos, atribuindo-lhes significados mais positivos;
Supressão emocional: inibição consciente do comportamento de expressão emocional em curso, ou numa linguagem mais leiga, ‘varrer’ as emoções negativos para longe do olhar da mente.
Para descobrir mais sobre como é que estas diferentes estratégias funcionam no dia a dia, uma equipa de investigadores liderada pelo dr. Robert Brockman realizou um estudo com 187 voluntários para perceber os seus efeito no humor das pessoas.
Em termos gerais, este trabalho mostrou que diferentes estratégias apresentam diferentes benefícios em diferentes pessoas.
O mindfulness ajuda a manter o equilíbrio emocional, aumentando os níveis emocionais positivos e diminuindo os negativos.
Já a supressão emocional mostrou ter um efeito diametralmente oposto, com os resultados a mostrarem níveis mais altos de emoções negativas e mais baixos nas positivas.
Quanto à reinterpretação dos acontecimentos, o quadro aqui apresentou mais nuances. Para cerca de metade das pessoas envolvidas no estudo, esta estratégia não mostrou qualquer eficácia na regulação das emoções negativas, tendo globalmente mostrado uma tendência para ser mais útil em pessoas mais velhas. Nestes casos, o seu uso foi associado a níveis mais baixos de emoções negativas, enquanto que nos adolescentes aconteceu precisamente o contrário: níveis mais altos de emoções negativas.
Os resultados desta investigação mostram que não existe uma estratégia de ‘tamanho único’, que sirva a todos. O melhor caminho para lidar com situações de stress é cada um encontrar aquele que melhor resulta no seu caso.
Dito isto, algumas estratégias aparentam ser mais promissoras que outras. Enquanto que o mindfulness é um candidato especialmente prometedor, já suprimir emoções tem um efeito mais negativo que positivo. E quanto à reinterpretação dos acontecimentos? Aqui, as probabilidades são da ordem dos 50%.
Tradução para português por Mindmatters

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s