Meditação e estilo de vida aumentam enzima associada à saúde cardiovascular

In Alert | 7 de dezembro de 2015

A técnica de meditação transcendental e as alterações no estilo de vida parecem estimular genes que codificam a telomerase, uma enzima associada à redução da pressão arterial, doenças cardiovasculares e mortalidade, atesta um estudo publicado na revista Plos One.
Os investigadores da Universidade de Maharishi, nos EUA, constataram que estas abordagens ativavam dois genes que codificam a telomerase, que adiciona moléculas às extremidades dos cromossomos, ou telómeros, impedindo a sua deterioração.
Na opinião de um dos coautores do estudo, Robert Schneider, o facto da expressão dos genes da telomerase aumentar numa população de risco elevado, sugere que talvez exista um mecanismo através do qual a redução do stress melhore a saúde cardiovascular.
Estudos anteriores já tinham constatado que a técnica de meditação transcendental diminuía as taxas de pressão arterial elevada, enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, morte, bem como abrandava o envelhecimento celular.
Neste estudo os investigadores decidiram analisar o que ocorria ao nível do DNA, tendo verificado que a técnica de meditação transcendental aumentava a expressão dos genes da telomerase, o que sugere que pode ser benéfica para a saúde cardiovascular e envelhecimento.
Para este estudo piloto, os investigadores contaram com a participação de 48 indivíduos com pressão arterial elevada. Metade dos participantes aprenderam a técnica de meditação transcendental e frequentaram um curso de educação para a saúde. A outra metade focou-se na alteração do estilo de vida, nomeadamente na diminuição de peso, redução do consumo de sal, prática de exercício físico regular e consumo moderado de álcool.
Após 12 semanas, os dois grupos apresentaram aumentos significativos na expressão dos genes da telomerase e na redução da pressão arterial. Verificou-se também que o outro grupo conseguiu fazer alterações significativas no estilo de vida.
“Estes resultados são muito encorajadores para a prevenção, uma vez que mostram que tanto a técnica de meditação transcendental como as modificações no estilo de vida podem contribuir para a saúde cardiovascular”, conclui Robert Schneider.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s