Meditação alivia a dor

Investigadores americanos descobriram que a meditação é capaz de aliviar a dor, sugere um estudo publicado no “Journal of Neuroscience”.
In Alert | 18 de março de 2016
Quando o organismo sente dor, esta é inibida através da produção natural de opioides. Alguns estudos têm demonstrado que algumas abordagens cognitivas, como a hipnose, acupuntura, distração e mesmo a resposta ao placebo são capazes de inibir a dor através deste sistema.
Neste estudo, os investigadores do Centro Médico Wake Forest Baptist, nos EUA, decidiram averiguar se a meditação também utiliza a produção natural de opioides para reduzir a dor.
“Os nossos resultados são surpreendentes e podem ser importantes para os milhões de indivíduos que sofrem de dor crónica e que estejam à procura de uma terapia de ação rápida, que não seja baseada na ação dos opioides”, revelou, em comunicado de imprensa, o líder do estudo, Fadel Zeidan.
Para o estudo os investigadores contaram com a participação de 78 indivíduos saudáveis que não tinham dores e aos quais foi administrado um fármaco (naloxena) que bloqueia os efeitos dos opioides na redução da dor ou soro fisiológico.
Os participantes foram divididos em quatro grupos distintos. Um dos grupos fez meditação e recebeu naloxena; no segundo os participantes não praticaram meditação, mas foram tratados com naloxena; no terceiro grupo os indivíduos praticaram meditação e receberam soro fisiológico; e o quarto grupo não praticou meditação e recebeu soro fisiológico.
A dor foi induzida através de uma sonda térmica que aqueceu uma pequena área da pele dos participantes até 49ºC, um nível de calor que a maioria das pessoas considera ser bastante doloroso. Os participantes utilizaram uma escala de avaliação da dor.
O estudo apurou que os participantes que praticaram meditação e que foram tratados com naloxena apresentaram uma redução de 24% nos níveis de dor. Na opinião dos investigadores estes resultados são importantes uma vez que demonstram que mesmo quando os receptores dos opioides estão quimicamente bloqueados, a meditação é capaz de reduzir a dor através de um via completamente distinta.
Os investigadores verificaram ainda que, os participantes que meditaram e aos quais foi administrado soro fisiológico apresentaram uma redução de 21% nos níveis de dor. Contudo, aqueles que não praticaram meditação tiveram um aumento nos níveis de dor, independentemente do facto de terem recebido uma injeção de naloxena ou soro fisiológico.
Fadel Zeidan conclui que este estudo vem mais uma vez comprovar que a forma como a meditação é capaz de diminuir a dor é única. Estes achados são especialmente importantes para aqueles que desenvolveram tolerância aos fármacos baseados na ação dos opioides e que procuram uma forma de reduzir a dor que não provoque adição.
“Em última análise acreditamos que a meditação pode ser utilizada conjuntamente com outras terapias tradicionais para melhorar o alívio da dor sem produzir os efeitos colaterais aditivos e outras consequências que podem surgir da toma de fármacos opioides”, concluiu o investigador.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s