Por Laura Pinger & Lisa Flook
in Greater Goog | 1 de fevereiro de 2016 ver artigo original
Um dia, na ida para a escola, uma de nós (Laura) viu um dos seus alunos a chorar enquanto esperava a chegada da mãe – ele tinha partido o queixo a brincar. Quando a Laura chegou à sala, as outras crianças estavam muito inquietas e assustadas em relação ao seu amigo, todos elas cheias de perguntas sobre o que iria acontecer com ele. Laura decidiu perguntar à aula como é que eles poderiam ajudá-lo.
“Prática da generosidade!”, exclamou um deles, e sentaram-se todos em círculo desejando as suas melhoras. Logo de seguida os miúdos sossegaram e continuaram a lição. Eis o que acontece quando as crianças aprendem a ser amistosas na escola.
Vários programas de mindfulness têm sido desenvolvidos para adultos, mas nós e os nossos colegas do Center for Healthy Minds da Universidade de Wisconsin, Madison, queríamos desenvolver um curriculum para crianças. Todas as escolas ensinam aritmética e leitura, mas… e quanto a mindfulness e generosidade?
Acabamos por construir um curriculum de 12 semanas direcionado a seis escolas do Midwest. Duas vezes por semana, durante 20 minutos, foram introduzidas histórias e práticas de prestar atenção a estas crianças do pré-escolar, regulando as suas emoções e cultivando a generosidade. Estamos ainda no princípio, mas os primeiros resultados da nossa investigação, conduzida em conjunto com o professor Richard Davidson e o seu assistente Simon Goldberg, sugerem que este programa pode fazer melhorar as notas das crianças e as suas capacidades cognitivas e de relacionamento.
Porque ensinar generosidade às crianças?
O ambiente escolar pode ser causador de muito stress; para além de um eventual problema que os miúdos possam trazer de casa, eles procuram ativamente fazer amizades e terem também um bom desempenho escolar. Ser posto de parte, ignorado ou “gozado” é algo sempre muito doloroso para uma criança; o seu impacto é tão forte que pensamos poder ser aproveitado para ensinar o valor da empatia e da compaixão.
Quando uma outra criança está a sofrer – como no caso daquele miúdo que partiu o queixo – conseguimos perceber como é que ele se está a sentir? A generosidade faz essa ponte, ao mesmo tempo que ajuda a dar um sentido de ligação entre os alunos, os professores e, até mesmo, os encarregados de educação. Aprender a como fortalecer a atenção e a regular as emoções são recursos fundamentais capazes de beneficiar as crianças não apenas na escola mas ao longo da vida.
E mais, ter salas de aulas cheias de mindful e de crianças generosas altera todo o ambiente escolar. Imagine-se escolas inteiras – bairros inteiros – onde seja realçada a generosidade. Tratar-se-ia de algo verdadeiramente poderoso. Ensinar generosidade é uma forma de levar a cabo transformações que não requerem grandes mudanças de política escolar ou grandes meios administrativos.
Aplicar um curriculum de generosidade
Quem já tiver visitado uma das nossas turmas durante o programa de 12 semanas, deve ter reparado num cartaz na parede chamado “Jardim da Generosidade”. Quando uma criança tem ou recebe um ato de generosidade ela coloca um cartão adesivo no cartaz. A ideia que está por detrás é que a amizade é como uma semente – tem que ser nutrida e alvo de cuidados para que germine. Através deste exercício, temos alunos a falar sobre como a generosidade sabe bem e como podemos fazer crescer mais amizade na sala de aulas.
Num destes dias, era possível ver alunos agrupados em pares segurando “Varinhas da Paz”, uma com um coração, outra com uma estrela. A criança com uma varinha com coração fala (“a partir do coração”); a outra com a estrela escuta e depois repete tudo o que foi dito. Quando aconteceu um desentendimento entre alunos, eles usaram as varinhas como suporte do processo de prestar atenção, dando expressão aos seus sentimentos e construindo empatia.
O nosso Curriculum da Generosidade combina atividades criativas como esta, assim como livros, canções e movimento, como forma de comunicar conceitos de uma maneira compreensível para crianças na faixa etária dos quatro anos. Os nossos instrutores ensinam o curriculum com uma participação ativa dos professores de cada turma.
O Curriculum da Generosidade foi desenhado à volta do conceito ABC ou, mais especificamente, de A a G:
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Attencion (atenção). Os alunos aprendem que aquilo em que eles se focam é uma escolha. Através do focar da atenção numa variedade de sensações externas (o som de uma campainha, a forma de uma pedra) e de sensações internas (sentir-se feliz ou triste), as crianças aprendem que podem direcionar a sua atenção e manter o seu foco.
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Breath and Body (respiração e corpo). Os alunos aprendem a utilizar a sua respiração para cultivar paz e tranquilidade. Em vez de ouvirmos uma meditação, colocamos a canção Breathing In, Breathing Out do CD de Betsy Rose, Calm Down Boogie, enquanto as crianças descansam deitadas de costas com um peluche “Beanie Babie” sobre a barriga. O peluche fornece o objeto a embalar, através do movimento natural da inspiração e expiração, ao mesmo tempo que a respiração acalma o corpo.
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Caring (afeição). Aqui ensinamos as crianças a pensar como é que os outros se estão a sentir e a cultivar generosidade. Fazemos a leitura do livro Sumi’s First Day of School Ever, a história de um aluno estrangeiro que se debate com o inglês e lança ideias de como ajudar um aluno como Sumi – às vezes é tão simples quanto oferecer um sorriso.
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Depending on other people (depender de outros). Realçamos que todos ajudam e são ajudados por outros, através da leitura do livro Somewhere Today, o qual relata atos de generosidade que estão a acontecer no mundo de hoje. Os alunos aprendem a verem-se a si mesmo como alguém que ajuda, começando a desenvolver um sentido de gratidão pela generosidade do outro.
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Emotions (emoções). Como são e como se parecem as emoções? Como é que se pode expressar o que se está a sentir? Fazemos um jogo onde professor e alunos, à vez, fingem estar zangados, tristes, felizes ou surpresos, adivinhando que emoção foi expressa e explicando como é que ela se faz sentir no corpo.
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Forgiveness (misericórdia). As crianças podem ser particularmente duras consigo – e com os outros – e nós ensinamos-lhe que todos podem cometer erros. Um livro de nome Down the Road conta a história de uma menina que quebra os ovos que ela comprou para os seus pais e que é desculpada por eles.
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Gratitude (gratidão). Pretende-se que as crianças saibam reconhecer os atos de generosidade dos outros para com elas; assim, elas teatrisam profissões diretamente ligadas à comunidade, como motorista de autocarro ou bombeiro. No seguimento, as crianças falam sobre o ser-se grato para com aqueles que nos ajudam.