Mindfulness e natureza

Um estudo em adultos encontrou um elo de ligação entre mindfulness, contacto com a natureza e bem-estar, enquanto um outro trabalho científico detetou uma associação entre mindfulness e “comportamento verde”. Talvez a atenção plena permita às pessoas e, como tal, aos jovens, estarem mais atentos à natureza e a apreciá-la mais plenamente.

Um estudo recente selecionou aleatoriamente estudantes universitários a participar numa viagem naturalista de três dias, dividindo-os em dois grupos: um, com práticas de meditação formais de manhã; e outro sem meditação (grupo de controlo). Antes e após a viagem foi medido o grau de ligação ao meio ambiente natural dos estudantes. Em comparação com o grupo de controlo, os participantes nas práticas de meditação apresentaram aumentos mais significativos na ligação pessoal à natureza, assim como recordações mais presentes da viagem em relação a questões ambientais (em detrimento de outros aspectos, como os da interação social).

Isto implica que a meditação mindfulness ajuda a aumentar a ligação emocional ao ambiente, seja por levar as pessoas a estarem mais presentes às suas experiências ao ar livre ou por lhes diminuir o seu sentido de separação com o mundo natural. Embora a investigação neste campo seja escassa, um estudo com jovens do secundário, cujo programa incluía meditação mindfulness e tai chi, mostrou haver um aumento da relação dos jovens com a natureza.

Veja o artigo na íntegra, publicado pela Mindmatters Magazine, aqui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s