Terapia cognitiva e comportamental e Mindfulness melhoram dor lombar crónica

in Alert | 29 de março de 2016
Tanto a terapia de redução do stress baseada em mindfulness (MBSR, sigla em inglês), como a terapia cognitiva e comportamental apresentaram melhores resultados no alívio da dor lombar crónica do que outros tratamentos realizados habitualmente por pacientes, revela um estudo levado a cabo por cientistas norte-americanos e publicado na revista científica JAMA.
O mindfulness (ou atenção plena, em português) tem como objetivo aumentar a consciência e a aceitação da experiência do momento, incluindo desconforto físico e emoções negativas. Esta prática, que tem vindo a ser utilizada para aliviar condições físicas e mentais, tem ganhado popularidade no mundo inteiro.
Para este estudo, os cientistas do Group Health Research Institute (GHRI), de Seattle, EUA, contaram com a participação de 342 pacientes com idades compreendidas entre os 20 e 70 anos e com uma média de dor lombar há 7,3 anos. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente por três grupos: 116 receberam tratamento baseado em mindfulness para a redução do stress; 113 foram submetidos a terapia cognitiva e comportamental (TCC), terapia que tem como objetivo alterar pensamentos e comportamentos relacionados com a dor; e 113 receberam os cuidados que normalmente recebiam. Os participantes submetidos a MBSR e TCC receberam oito sessões semanais de duas horas cada, além de qualquer outro tratamento que normalmente realizavam. Os restantes receberam apenas os tratamentos que normalmente realizavam.
Após 26 semanas, a percentagem de pacientes com melhorias clinicamente significativas (numa escala de limitação funcional) foi de 61% no grupo de MBSR, 58% no grupo de TCC e 44% no grupo dos tratamentos habituais. A percentagem de pacientes que relataram melhoria no incómodo provocado pela dor foi de 44% no grupo de MBSR, 45% no grupo de TCC e 27% no grupo dos tratamentos habituais. Os resultados para o grupo de MBSR mantiveram-se praticamente inalterados às 52 semanas em ambos os casos.
Apesar de considerarem os efeitos moderados em termos de dimensão, o que é típico dos tratamentos baseados em evidência para a dor lombar crónica, os cientistas consideram os benefícios extraordinários, dado que apenas 51% dos pacientes que receberam MBSR e 57% dos que receberam TCC estiveram presentes em pelo menos seis das oito sessões.
Segundo os autores, “estes resultados sugerem que a MBSR poderá ser uma opção de tratamento eficaz para pacientes com dor lombar crónica”.
http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/terapia-cognitiva-e-comportamental-e-mindfulness-melhoram-dor-lombar-cronica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s